segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Porque que os rios mudam de caminho?


     Decidir ir por outro caminho parece algo muito simples. Qualquer um pode fazer basta escolher. Mas você já ouviu falar que um rio mudou sua rota sem a interferência humana? Pois saiba que esse é um fenômeno muito comum na natureza.
     A mudança de trajeto de um rio é chamada de captura fluvial e acontece no mundo todo. É um desvio natura das águas, que leva muito tempo para acontecer e, por isso, quase não é observado. Somente os especialistas em estudar a estrutura da Terra, os geomorfólogos e os geólogos, conseguem identificar o desvio de um rio. Acompanhe um caso que aconteceu aqui no Brasil, no estado de São Paulo, mais especificamente na Serra do Mar.
     Há aproximadamente 92 milhões de anos, a Serra do Mar (que vai do Rio de Janeiro ao norte de Santa Catarina) não existia. Ela surgiu de movimentos tectônicos, ou seja, movimentos que acontecem na crosta terrestre e que dão origem a grandes elevações, como as montanhas. Hoje, a Serra do Mar dá abrigo a um rio chamado Guaratuba, que nasce a uma altura de 1.200 metros de deságua na praia de Boracéia, em São Paulo. O queremos dizer com essa história é: nem sempre o rio Guaratuba seguiu essa direção.
     Cerca de dois milhões de anos atrás, suas águas seguiam em direção ao rio Tietê. Porém, a Serra do Mar sofreu erosões ao longo do tempo e a grande extensão de montanhas foi recuando até atingir o curso do rio que, agora, deságua na praia de Boracéia. Assim, Guaratuba desviou de seu caminho original!

0 comentários:

Postar um comentário