quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O touro e o homem



Um touro, que vivia nas montanhas, nunca tinha visto o homem. Mas sempre ouvia dizer por todos os animais que ele era o animal mais valente do mundo. Tanto ouviu dizer isto que, um dia, se resolveu a ir procurar o homem para saber se tal dito era verdadeiro. Saiu das brenhas, e, ganhando uma estrada, seguiu por ela. Adiante encontrou um velho que caminhava apoiado a um bastão.
Dirigindo-se a ele perguntou:
– Você é o bicho homem?
– Não! – respondeu-lhe o velho. – Já fui, mas não sou mais!
O touro seguiu adiante encontrou uma velha:
– Você é o bicho homem?
– Não! Sou a mãe do bicho homem!
Adiante encontrou um menino:
– Você é o bicho homem?
– Não! Ainda hei de ser, sou o filho do bicho homem.
Adiante encontrou o bicho homem que vinha com um bacamarte no ombro.
– Você é o bicho homem?
– Está falando com ele!
– Estou cansado de ouvir dizer que o bicho homem é o mais valente do mundo, e vim procurá-lo para saber se é mais valente do que eu!
– Então, lá vai! – disse o homem, armando o bacamarte, e disparando-lhe um tiro nas ventas.
O touro, desesperado de dor, meteu-se no mato e correu até sua casa, onde passou muito tempo se tratando do ferimento.
Depois, estando ele numa reunião de animais, um lhe perguntou:
– Então, camarada touro, encontrou o bicho homem?
– Ah! Meu amigo, só com um espirro que ele me deu na cara, olhe em que estado fiquei!

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil.
Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da USP, 1986, p. 185.

“Você é o bicho homem?”
A repetição dessa frase em todo o texto demonstra

      (A) Alegria e entusiasmo do touro ao encontrar o homem.
      (B)  Desespero e aflição do touro ao defrontar-se com o homem.
      (C)  Enorme susto do touro ao ver o homem.
      (D) Grande curiosidade do touro em conhecer o homem.

3 comentários:

Postar um comentário