domingo, 20 de novembro de 2011

A cola na prova de matemática




A COLA NA PROVA DE MATEMÁTICA

─ Seu desgraçado! O que você foi fazer? A Isa teve zero!
─ Teve zero! Não diga!
─ Como é que você foi me aprontar essa? Fui falar com a Isa e levei uma bofetada, na frente de toda a turma. Foi a maior vergonha. Agora eu vou ter de mudar de escola! A minha reputação está arrasada!
─ Lá vem você com essa tal de reputação!
─ Eu tive oito. Como é que a Isa teve zero?
─ Vai ver ela não entendeu a cola...
─ Cachorro! Você passou a cola errada pra ela! Só pra acabar comigo!
─ Sabe, Vinícius? Eu estava mesmo a fim de fazer o que você me pediu. Só que eu não conhecia a Isa direito. Foi chegar lá, ver aquela gatinha... Depois sentar atrás dela.. Aquele perfume, aquele cabelo solto, ela passando os dedinhos pelos cabelos, pensando... aí eu não resisti...
─ Cachorrão! Irmão desnaturado! Você entrou na da Isa!
─ É.. Acho que entrei mesmo... De cabeça.
─ Ma se você entrou na dela, por que foi passar cola errada? Está fora de lógica literária de novo. Se você entrou nessa  “amor de perdição”, devia é ter ajudado!
─ Pensei nisso, Vinícius. Pensei bastante. Mas se eu tivesse ajudado a Isa, aí sim é que eu não teria jeito de ganhar a garota. Você se esquece que, naquele momento, eu era você? Se eu tivesse feito oito, do jeito que eu fiz você tirar ela ficaria agradecida a você, não a mim...
─ Cachorrão! Cachorrão e burro. E o que você ganhou fazendo ela tirar zero e arrasando a minha reputação na frente de todo mundo?
─ O meu plano foi perfeito, Vinícius. A Isa ficou de definitivamente furiosa com você. Depois da bofetada, eu fui encontrá-la e ela estava chorando de raiva. Daí bastou consolá-la, enxugar as lagriminhas dela no meu ombro e prometer ajudá-la a estudar matemática. Com um professor como eu, ela não vai ficar de recuperação pode crer.
─ Canalha! Irmão ou não vou quebrar a sua cara!
─ Não vai não.
─ Não vou? Por quê?
─ Porque o conto já acabou.

                                            Carlos Queiroz. Sete Faces da família, contos.



 1.º) Por que Vinícius ficou furioso com seu irmão?

2.º) Além de perder a namorada, Vinícius acha a sua reputação está arrasada. Por quê?

3.º) Por que o plano do irmão de Vinícius foi perfeito?

4.º) Por que, mesmo tirando zero na prova, Isa não vai ficar de recuperação em matemática?

5.º) Observe o trecho:
     “Você se esquece que, naquele momento, eu era você”?
A que momento o autor se refere?

6.º) Como você consideraria a atitude do irmão  de Vinícius?
          a) Inteligente
          b) Astuta
          c) Desleal
          d) Romântica

1 comentários:

Anônimo disse...

Quero a resposta dessa questão

Postar um comentário