segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Porque que as lâmpadas fluorescentes são econômicas?


     Qualquer campanha pela redução do consumo de energia elétrica sugere à substituição das lâmpadas comuns as incandescentes, por lâmpadas fluorescentes.
     A verdade é que as fluorescentes são mesmo mais econômicas e um dos motivos é esquentarem menos que as incandescentes. Mas vamos entender melhor...
     As lâmpadas incandescentes produzem luz por um processo térmico. Grande parte da eletricidade é perdida para o ambiente sob a forma de calor, logo, apenas uma pequena parte é convertida em luz. As fluorescentes, por sua vez, funcionam a partir de um processo físico-químico que gera menos calor e por isso, são mais econômicas.
     Agora, os detalhes! As lâmpadas fluorescentes são compostas basicamente por três elementos químicos: mercúrio e argônio – que são os gases que ficam dentro do tubo de vidro da lâmpada -, além de fósforo, que é o pó que reveste a camada interna desse tubo. Nas extremidades, as fluorescentes têm dispositivos chamados eletrodos.
     Quando acendemos a luz, a corrente elétrica atinge os eletrodos, que emitem os elétrons, pequenas partículas estudadas pela física, que passam pelo tubo e colidem com os átomos de gás que há nele.
Nessas colisões, alguns elétrons dos átomos do gás são removidos. Essa “sopa” de elétrons livres e átomos com elétrons arrancados atravessam o tubo, colidindo com mais átomos. Estes absorvem energia e depois a retransmitem sob forma de luz. Acontece que essa luz não podemos enxergar. Mas quando ele atinge o pó do fósforo na superfície interna do tubo, o resultado é a luz branca, que serve para iluminar qualquer ambiente.
     Por aproveitar a energia elétrica desta forma, sem desperdiçar muita energia gerando calor, é as lâmpadas fluorescentes conseguem consumir até cinco vezes menos eletricidade para produzir mesma quantidade de luz que as lâmpadas incandescentes.
     Mas é preciso ter cuidado quando uma lâmpada fluorescente queima, ou seja, deixa de emitir luz. Um elemento químico perigoso para a saúde humana e para o meio ambiente, não se pode jogar a lâmpada fora em qualquer lugar. A melhor saída é enviá-la para reciclagem.
     Agora, você já sabe: na hora de escolher lâmpadas para a sua casa, opte pelas fluorescentes. Quando precisar descartá-las procure os postos de coleta da sua cidade ou encaminhe ao fornecedor desse tipo de lâmpada mais próximo do seu endereço.

                                                                          Gilberto M Jannizzi,
                                                                                  Departamento de energia
                          Universidade Estadual de Campinas.     

0 comentários:

Postar um comentário